Será o embalsamamento uma prática comum?

O que é, quais as suas etapas e como a Prodáver pode auxiliar ao efetuar esse serviço.

por Prodáver

6 Dezembro 2022

Tempo de leitura:

6min

O embalsamamento possui a função de preservar os corpos para os velórios, transporte aéreos e até casos especiais de políticos e celebridades. Apesar de ser algo tão comum e antigo, nem todas as pessoas sabem como este processo funciona e nem as contribuições que ele já trouxe para a medicina moderna.

O embalsamamento é um processo realizado num cadáver para preservá-lo por um longo período. É um processo para que o corpo esteja em condições para ser transportado e também para ser exibido durante o velório, perante familiares e amigos.

Um dos procedimentos consiste na substituição do sangue por uma solução de água e formol. Além de auxiliar na conservação do corpo, essa prática deixa o corpo mais parecido com a pessoa quando estava viva. Este processo ajuda também a evitar maus odores e a eliminar microrganismos existentes. 

Existem 6 etapas para embalsamar um cadáver:

1. Lavagem do corpo;

2. Drenagem do sangue; 

3. Injeção de solução química;

4. Sutura;

5. Massagem do corpo;

6. Vestimento e Necromaquilhagem.


1 – Lavagem do corpo

A primeira etapa consiste na higienização e limpeza do cadáver. São lhe retiradas as roupas, e posteriormente é feita a lavagem interna e de seguida externa. Para esse procedimento são utilizados produtos químicos específicos, como germicidas. O desinfetante bactericida, fungicida, virucida da Pródaver é um ótimo exemplo de produto aplicar como higienizante, sendo ele incolor e inodoro. O objetivo é eliminar bactérias que possam causar a aceleração da decomposição do corpo.

2 – Drenagem do sangue

A drenagem do sangue é muito importante para evitar hematomas e coágulos no corpo do cadáver. Dessa forma, é feita uma incisão na área entre o ombro e o pescoço através de um tubo que é inserido nessa zona para assim ser feita a drenagem.

3 – Injeção de solução química

É injetado uma solução química composta por água e formol. Esses dois componentes são muito importantes para a conservação de um cadáver. 

4 – Sutura

É a altura onde após todas as etapas anteriores estarem devidamente concluídas, é feita então a sutura desse corte.

5 – Massagem do corpo

O objetivo da massagem é libertar a tensão muscular do corpo. Consequentemente, dá uma imagem natural e realista ao defunto. 

6 – Vestimento e necromaquilhagem 

A última etapa é a preparação do corpo para o velório. Nesta etapa, o cadáver é vestido com roupas escolhidas pela família ou pelo morto ainda em vida. Também existe o processo da necromaquilhagem, o que ajuda o falecido a ter uma aparência natural, escondendo manchas e diferenças de tonalidades. Após esta etapa final, o corpo já se encontra preparado para ser apresentado aos familiares e amigos. 

A Prodáver auxilia com toda a parte de consumíveis, desinfetantes, malas de transporte de material, instrumentos, entre outros… para que seja efetuado um serviço de excelência e com dignidade. Agimos de maneira a dar o melhor desde o agente funerário, ao defunto e à família.

Partilhe nas redes sociais